A Reeducação Funcional Respiratória, também conhecida como cinesioterapia respiratória, consiste num conjunto de técnicas de controlo da respiração, posicionamento e movimento, baseando-se na fisiologia das vias aéreas. É definida como uma terapêutica que utiliza fundamentalmente o movimento na base da sua intervenção, variando o fluxo de ar nas vias aéreas, com o objetivo de prevenir ou reduzir as consequências da obstrução por secreções e secundariamente a eliminação das mesmas, provocadas por infeções respiratórias.
As técnicas utilizadas em crianças, diferem das utilizadas em adultos devendo respeitar as suas características anatomofisiológicas, idade e cooperação.
Nos meses mais frios aumenta a incidência de infeções respiratórias, sendo esperado o aumento de infeções virais nas crianças, traduzindo-se numa perda de sono e apetite. Este fato ocorre pela acumulação de secreções que a criança não consegue eliminar.
A cinesioterapia respiratória permite ajudar a criança a mobilizar essas secreções e eliminá-las, reduzindo os sintomas de obstrução nasal e tosse, minimizando o risco de agravamento/internamento.
PROFISSINONAIS E SAÚDE
Clínica das Fontaínhas – Tel.: 219 236 374*
• Enf. Miguel Horta – Cédula: 69080, emitida por: Ordem dos Enfermeiros